M

M. DIAS BRANCO S.A. Indústria e Comércio de Alimentos

Unidade:  ARATU – BA

2003       SUBESTAÇÃO 69/13,8 kV (2 x 5/6,25 MVA) – Projeto elétrico, cálculo da malha de aterramento, especificação dos painéis, cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade das proteções.
2006       SUBESTAÇÃO 69/13,8 kV (2 x 5/6,25 MVA) – Revisão no Cálculo de curto-circuito e no estudo da seletividade das proteções para implantação de novas cargas.

Unidade:  FORTALEZA – CE

2005       SUBESTAÇÃO 69/13,8 kV (1 x 7,5 MVA) – Cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade das proteções.

MABE Construção e Administração de Projetos Ltda.
(São Luiz – MA)

2011       TERMINAL PORTO ITAQUI (São Luiz – MA) – Comissionamento e reparos em cubículos de média tensão.

Industrias MADEIRIT S.A.
(Barueri – SP)

2011       Comissionamento com testes e inspeção de disjuntores, transformadores de corrente e relés de proteção, de subestação unitária 13,8 kV.

MAMORÉ Mineração e Metalurgia Ltda.
(Pirapora do Bom Jesus – SP)

1993       S/E 88/13,8 kV (2 x 7,5 MVA) – Inspeção técnica (manutenção preventiva) da subestação.
1993       S/E 88/13,8 kV (2 x 7,5 MVA) – Reparo em cubículo de média tensão classe 15 kV avariado.
1996       S/E FORNO 10 – Testes e Inspeção técnica (manutenção preventiva) do transformador de potência que alimenta o forno.
1996       S/E 88/13,8 kV (2 x 7,5 MVA) – Inspeção técnica (manutenção preventiva) da subestação.
1996       Aferição de registradores de potência ativa (kWh).
1997       Revisão em dois (2) disjuntores de média tensão 15 kV.
1997       S/E FORNO 10 – Melhorias operacionais de comando e controle com reformas no forno.
1998       S/E SINTERIZAÇÃO – Estudo de curto-circuito e seletividade para o sistema do motor de 250 CV – 440 V.
1999       S/E PÁTIO ESCÓRIA – Verificação do sistema de 15 kV e apontados problemas com transformador de corrente e seletividade do sistema.
2001       S/E FORNO 11 – Verificação de desligamento indevido da subestação que alimenta o forno.

MANANTEALES MANANTIALES
(Bogotá – COLÔMBIA)

2011       Projeto elétrico de painel de unidade remota (UTR).

Mineração MARACÁ (Yamana)
(Alto Horizonte – GO)

2006       S/E 230/13,8 kV (2 x 42 MVA) – Cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade da proteção da Subestação.
2006       S/E 230/13,8 kV (2 x 42 MVA) – Comissionamento e energização da subestação.
2008       S/E 230/13,8 kV (2 x 42 MVA) – Cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade da proteção da Subestação com acréscimo de carga.
2009       S/E 230/13,8 kV (2 x 42 MVA) – Cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade da proteção para o acréscimo de carga do Projeto 20 MTPA no sistema elétrico.

MARCHESAN     MARCHESAN – Implementos e Máquinas Agrícolas Tatú S.A.
(São Paulo – SP)

1994       Projeto eletromecânico de filtro de harmônicos na classe de tensão 15 kV.

MARINHA DO BRASIL
(Niteroi – RJ)

1993       NAVIO ARI PEREIRA – Manutenção preventiva das instalações elétricas.

MASISA do Brasil Ltda.
(Monte Negro – RS)

2011       Manutenção preventiva em disjuntores de baixa tensão, tipo E-MAX, fabricação ABB.
2011       Verificação de atuação da proteção em cubículo de MT.

Indústrias MATARAZZO S.A.
(São Paulo – SP)

1995       Inspeção técnica (manutenção preventiva) em transformadores de corrente 88 kV e aferição de relés de proteção.
1996       Testes de corrente de fuga e isolação em pára-raios 85,5 kV – 10 kA.

Helmutt MAUELL do Brasil Ltda.
(Itapecirica da Serra – SP)

2008       Medição de resistência de isolamento e corrente de fuga em cabos de 15 kV.

MBR – Minerações Brasileiras Reunidas S.A.
(Nova Lima – MG)

1999       COMPLEXO TAMANDUÁ – Análise técnica do projeto eletromecânico da reforma do “Staker Reclaimer”.

MERCEDES-BENZ do Brasil
(São Bernardo do Campo – SP)

1995       S/E 88/13,8 kV – Testes e Inspeção técnica (manutenção preventiva) de equipamentos 88 kV.
1996       S/E 13,8 kV – Inspeção técnica (manutenção preventiva) de equipamentos 15 kV em vinte e quatro (24) subestações.

METRÔ – Cia Metropolitano de Salvador
(Salvador – BA)

2010       Análise de diagramas lógicos de comando e de procedimentos de montagem de equipamentos de Alta Tensão (69 kV), Média Tensão (13,8 kV) e do sistema de Tração (3.000 Vcc).

METRÔFOR – Cia Cearense de Transportes Metropolitanos
(Fortaleza – CE)

1999       Desenvolvimento de diagramas unifilares do sistema de energia, Média tensão (13,8 kV) e Baixa Tensão (380 Vca e 125 Vcc).

METRÔ – Cia Metropolitano de São Paulo
(São Paulo – SP)

Unidade:  LINHA 1 – AZUL

1997       Supervisão de montagem de painéis de comando e cubículos 22 kV.
1997       Assessoria técnica de interface.
1998       Atualização dos cálculos de curto-circuito e estudo de seletividade do sistema de Média Tensão (22 kV).

Unidade:  LINHA 2 – VERDE

1995       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Projeto dos painéis de comando e controle da classe de tensão 88 kV.
1995       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Projeto elétrico executivo da subestação da classe de tensão 88 kV, 22 kV e baixa tensão (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc).
1995       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Cálculo de curto-circuito e estudo de seletividade da classe de tensão 88 kV e 22 kV.
1995       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Planilha de fiação dos painéis de comando e controle da subestação.
1996       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Revisão do projeto elétrico da subestação da classe de tensão 88 kV e 22 kV.
1996       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Manual de operação da subestação.
1996       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Instalação de transformadores de corrente auxiliares nos circuitos de medição.
1997       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Instalação de painéis com registradores de potência ativa e reativa.
1998       S/E PRIMÁRIA “YBF” 88(138)/22 kV (2 x 33 MVA) – Implantação do projeto executivo da (UTR) Unidade Terminal Remota.
2009       S/E PRIMÁRIA “YTI” 88(138)/22 kV (3 x 33 MVA) – Projeto elétrico executivo da subestação da classe de tensão 88 kV e baixa tensão (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc).
2009       ESTUDOS NOS SISTEMAS AT (88-138) kV, MT 22 kV, BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) e TRAÇÃO (825 Vcc) – Ver relação a seguir dos estudos e subestações das estações.

Subestações das Estações:

  • S/E Primária Tamanduateí (YTI) 88(138)/22 kV (3 x 33 MVA)
  • S/E Retificadora e Auxiliar Estação Sacomã (SAC) MT (22 kV – 2 x 1,0 MVA + 1 x 4900 kW), BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) e TRAÇÃO 825 Vcc).
  • S/E Retificadora e Auxiliar Estação Vila Prudente (VPT) MT (22 kV – 2 x 1,0 MVA + 1 x 4250 kW), BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) e TRAÇÃO 825 Vcc).
  • S/E Retificadora e Auxiliar Pátio Tamanduateí (PTI) MT (22 kV – 2 x 1,5 MVA + 1 x 4900 kW), BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) e TRAÇÃO 825 Vcc).
  • S/E Retificadora e Auxiliar Estação Tamanduateí (TTI) MT (22 kV – 2 x 1,0 MVA + 1 x 4900 kW), BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) e TRAÇÃO 825 Vcc).

Estudos:

  • Simulação elétrica CC (“load-flow”)
  • Simulação de marcha e grade horária
  • Cálculo de curto-circuito e seletividade dos sistemas de AT, MT, BT e TRAÇÃO.
  • Estudo da seletividade das proteções de AT, MT, BT e TRAÇÃO.
  • Estudo do fluxo de potência CA e CC.

2010       Medições de isolamento das vias (1 e 2) e plataformas, sendo:

  • Elaboração do procedimento dos testes de isolação das vias e plataformas.
  • Medição de resistência longitudinal da Terra do Túnel “TT”.
  • Medição de resistência longitudinal dos Trilhos da Via e “AMV’s”.
  • Medição de condutância transversal dos trilhos da Via e das Barras Chatas embutidas na laje da Via Permanente.
  • Medição de condutância transversal das barras chatas embutidas na laje da via permanente (TT) e das barras embutidas no “insert” do túnel (TE).

2010       S/E PRIMÁRIA “YTI” 88(138)/22 kV (3 x 33 MVA) – Manual de comissionamento da subestação da classe de tensão 88 kV e baixa tensão (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc).
2011       S/E PRIMÁRIA “YTI” 88(138)/22 kV (3 x 33 MVA) – Treinamento de operação da subestação da classe de tensão 88 kV e baixa tensão (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc).
2011       Confecção de procedimento de testes para o PCC.
2012       MONORAIL – Composição de proposta dos sistemas de MT (22 kV) e BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc), com a inclusão das subestações Vila Prudente (VPT), Oratório (ORT), Pátio Oratório (POT) e Terminal de Ônibus Oratório (BUS-ORT) para participação da licitação do METRÔ.

Unidade:  LINHA 3 – VERMELHA

Extensão LESTE (Estações CONSOLAÇÃO e TRIAON):

1998       Supervisão de montagem dos sistemas de MT (22 kV).
1998       Cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade das proteções (22 kV).
1998       Desenvolvimento de desenhos mecânicos de catenária (rede aérea).
1998       Inspeção de equipamentos elétricos em fabricantes.
1998       Medição de resistência de isolamento e corrente de fuga em cabos da Rede Aérea.
1998       Projeto de adaptação de cubículo C.C.
1998       Revisão do projeto elétrico das Estações LUZ e SÉ.
1999       Revisão das conexões dos cabos de comando e controle.
1999       Medição de resistência de isolamento e corrente de fuga em cabos de 22 kV.
1999       Medição de resistência de isolamento e corrente de fuga em cabos da Rede Aérea.
1999       Comissionamento de equipamentos de 22 kV.
2000       Desenvolvimento de unifilares de TRAÇÃO (3 kVcc) da SE ITAQUERA.
2000       Medição de resistência de isolamento e corrente de fuga em cabos da Rede Aérea.
2001       Eliminação de pendências elétricas dos sistemas de MT, BT e TRAÇÃO.

Extensão OESTE (Estação MADALENA e SUMARÉ):

1998       Supervisão de montagem dos sistemas de MT (22 kV).
1998       Cálculo de curto-circuito e estudo da seletividade das proteções (22 kV).
1998       Lançamento e conexão de cabos de comando e controle.
1998       Modificação de contatores.
1999       Instalação de componentes (fusíveis, disjuntores termomagnéticos, etc..) em cubículos 22 kV.

Unidade:  LINHA 4 – AMARELA (Período: Anos de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012)

2006       Trabalhos de engenharia e campo conforme descrito a seguir:

Estudos sobre a Linha 4 – AMARELA.

Os estudos foram executados entre os trechos entre a Subestação Luz (LUZ) e a Subestação Caxingui (CAX)

  • Cálculo de curto-circuito
  • Estudo de seletividade.

 

Subestação Primária Vital Brasil (YVB):

 

  • Projeto elétrico, manual de operação, manual manutenção, manual de comissionamento, treinamento de operação, retirada de pendências, manual de comissionamento, comissionamento e energização dos sistemas de Alta Tensão (88 kV), Média Tensão (22 kV) e Baixa tensão (460, 220, 127 Vca e 125 Vcc) a subestação tem como configuração:
  • Contendo: (2) linhas de entrada 88 kV, acoplamento das barras 88 kV, (2) transformadores 88(138)/22 kV – 2 x 20 MVA, (2) cubículos de entrada das barras 22 kV, (2) cubículos de acoplamento das barras 22 kV, (3) cubículos de medição, (2) cubículos para alimentação de serviços auxiliares e (3) alimentadores 22 kV.

Subestações Auxiliares e Retificadoras:

  • Projeto elétrico, manual de operação e manual de manutenção, curso de operação dos sistemas de Média Tensão (22 kV), Tração (1.500 Vcc) e Baixa tensão (460, 220, 127 Vca e 125 Vcc) e as subestações tem como configuração:
  • Subestação Retificadora e Auxiliar Luz (LUZ):
  • Sistema de MT: (6) cubículos de entrada das barras, (2) cubículos de acoplamento das barras, (3) cubículos de medição, (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares, (2) alimentadores para grupo de retificadores e (1) painel TAS (Transferência Automática de Setor).
  • Sistema de Tração: (2) transformadores, (2) retificadores, (4) “Feeder”, (1) contator de equalização e (1) painel de “Intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (25) painéis.
  • Subestação Retificadora, Inversora e Auxiliar República (REP):
  • Sistema de MT: (6) cubículos de entrada das barras, (2) cubículos de medição, (2) alimentadores para grupo de retificadores e (1) painel TAS (Transferência Automática de Setor).
  • Sistema de Tração: (2) transformadores, (2) retificadores, (2) inversores, (4) ““Feeder””, (1) contator de equalização e (1) painel de “intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (12) painéis.

Subestação Retificadora e Auxiliar Paulista (PTA):

  • Sistema de MT: (7) cubículos de entrada das barras, (1) cubículo de acoplamento das barras, (3) cubículos de medição, (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares, (2) alimentadores para grupo de retificadores e (1) painel TAS (Transferência Automática de Setor).
  • Sistema de Tração: (2) transformadores, (2) retificadores, (4) “Feeder”, (1) contator de equalização e (1) painel de “Intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (26) painéis.

Subestação Retificadora e Auxiliar Fradique (FRA):

 

  • Sistema de MT: (4) cubículos de entrada das barras, (2) cubículos de acoplamento das barras, (3) cubículos de medição, (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares e (2) alimentadores para grupo de retificadores.
  • Sistema de Tração: (2) transformadores, (2) retificadores, (4) “Feeder”, (1) contator de equalização e (1) painel de “intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (23) painéis.
  • Subestação Auxiliar Faria Lima (FAL):
  • Sistema de MT: (2) cubículos de entrada das barras, (1) cubículo de acoplamento das barras, (2) cubículos de medição e (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares.
  • Sistema de Tração: (1) painel de “intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (24) painéis.
  • Subestação Retificadora, Inversora e Auxiliar Pinheiros (PIN):
  • Sistema de MT: (5) cubículos de entrada das barras, (1) cubículo de acoplamento das barras, (3) cubículos de medição, (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares e (2) alimentadores para grupo de retificadores.
  • Sistema de Tração: (2) transformadores, (2) retificadores, (2) inversores, (4) “Feeder”, (1) contator de equalização e (1) painel de “intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (24) painéis.

Subestação Auxiliar Butantã (BUT):

  • Sistema de MT: (3) cubículos de entrada das barras, (1) cubículo de acoplamento das barras, (2) cubículos de medição e (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares.
  • Sistema de Tração: (1) painel de “intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (27) painéis.

Subestação Retificadora e Auxiliar Caxingui (CAX):

  • Sistema de MT: (4) cubículos de entrada das barras, (1) cubículo de acoplamento das barras, (3) cubículos de medição, (2) cubículos para alimentação dos sistemas auxiliares e (2) alimentadores para grupo de retificadores.
  • Sistema de Tração: (2) transformadores, (2) retificadores, (4) “Feeder”, (1) contator de equalização e (1) painel de “intertripping” e SDEC.
  • Sistema de BT: o sistema de baixa tensão é composto de (9) painéis.

2010       S/E RETIFICADORA E AUXILIAR REPÚBLICA – Comissionamento da subestação da classe de tensão 22 kV, baixa tensão (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) e TRAÇÃO (1.500 Vcc).
2010       SISTEMA DE MT E TRAÇÃO – Curso de treinamento de operação e manutenção.
2010       SISTEMA DE MT E TRAÇÃO – Manuais de operação e manutenção dos painéis e quadros de BT (460 Vca, 380 Vca, 220 Vca e 125 Vcc).
2010       Medição de isolamento elétrico das Vias 1 e 2 e plataformas (trecho Pátio Vila Sônia até Estação Luz) sendo:

  • Medição de resistência longitudinal da terra do túnel (TT).
  • Medição da resistência longitudinal dos trilhos da via corrida e AMV’s.
  • Medição de condutância transversal dos trilhos da via e das barras chatas embutidas na laje da via permanente (TT).
  • Medição de condutância transversal das barras chatas embutidas na laje da via permanente (TT) e das barras embutidas no “invert” do túnel (TE).

2010       Manuais de operação e manutenção dos painéis e quadros de BT (460 Vca, 380 Vca, 220 Vca e 125 Vcc).
2011       Acompanhamento de testes do sistema de comunicação.
2010       Manuais de operação e manutenção dos equipamentos de TRAÇÃO (1.500 Vcc).
2012       Estudo e determinação da integração de sinais do sistema de energia para o CCO.
2012       LINHA 4 AMARELA FASE II – Composição de proposta para dos sistemas de MT (22 kV) e BT (460 Vca, 220 Vca e 125 Vcc) com a inclusão das subestações Higienópolis (HIG), Oscar Freire (FRE), Morumbi (MBI), Pátio Vila Sônia (PVS) e Terminal de Ônibus Vila Sônia (BUS-ORT) para participação da licitação do METRÔ.

METROVIAS S.A.
(Buenos Aires – ARGENTINA)

1999       S/E LIMA E S/E ALBERTI RIVADAVIA – Desenvolvimento de diagramas unifilares MT (13,2 kV) e 1.500 (Vcc).

METSO – Minerals do Brasil
(Sepetiba – RJ)

2006       PORTO SEPETIBA – Parametrização e aferição de relés das Subestações: SD1, SD6, SD7, SD8 e SUPIER.

MICHELIN Brasil
(Rondonópolis–MT)

1997       Teste em painéis de comando e controle de sistema operacional.

MMG – Metalúrgica Mogi-Guaçu
(Mogi-Guaçú – SP)

1997       S/E 138/13,8 kV (2 x 15/20 MVA) – Inspeção técnica (manutenção preventiva) de equipamentos da subestação.
2003       S/E 138/13,8 kV (3 x 15/20 MVA) – Ampliação da subestação com a implantação do transformador TR-3 e foram elaborados os seguintes trabalhos:

  • Cálculo de curto-circuito
  • Estudo de seletividade das proteções elétricas
  • Projeto elétrico de comando e controle dos setores de AT (138 kV) e MT (13,8 kV)
  • Comissionamento e partida do replicas relogios patek phillipe transformador

2003       S/E 138/13,8 kV (3 x 15/20 MVA) – Modificação na fiação do sistema de desligamento do setor de AT (138 kV).

MOBIL Oil do Brasil Indústria e Comécio Ltda.
(Santos – SP)

1994       Aferição de relés de sobrecorrente da cabine primária 15 kV.

MONSANTO do Brasil
(São José dos Campos – SP)

2008       S/E 88-138/13,2 kV (2 x 7,5/10 MVA) – Cálculos de curto-circuito e estudo da seletividade das proteções elétricas.
2009       S/E 88-138/13,2 kV (2 x 7,5/10 MVA) – Manual de operação da subestação.